Em 2023 esperou-se um crescimento de 9% da Black Friday em relação a 2022. De acordo com pesquisas, 90% dos brasileiros pretendiam comprar algo esse ano e houve um aumento de 24% em relação as pesquisas de preço do ano passado. O que mostrou uma grande oportunidade de vendas nessa data.
Alguns e-commerces e marketplaces, como o iFood, disponibilizaram campanhas prontas para o varejo aderir, o que foi uma grande oportunidade! Afinal, eles têm uma base consolidada de usuários que desejam comprar e eles também investem muito em marketing (tanto nas redes, como no próprio app).
Paralelo a isso, quem conseguiu levar a experiência de Black Friday para a loja física esteve um passo a frente. Uma vez que houve um crescimento no interesse dos consumidores em comprarem também presencialmente. Além disso, os setores de alimentos e perfumaria são os que mais cresceram em buscas prévias de ofertas, de acordo com a Google.
Olhando esse cenário todo, você se arrepende de não ter embarcado na onda da Black? Se não, e nem sequer cogita participar da próxima, está mais do que na hora de pensar um pouco melhor e dar uma chance a ela criando uma ação para sua empresa, pois não faltam oportunidades de venda.
E não são as vendas dos ativos que mais buscamos?
Uma sugestão para o ano que vem, planeje esse dia com bastante antecedência. Priorizando ofertas saudáveis, que sejam atrativas, mas não comprometam sua margem ou a saúde da sua loja ou empresa.
Acordos comerciais prévios e bem planejados são muito bem-vindos! Traga seus fornecedores para a Black Friday e mostre para os seus clientes a força da sua marca nessa data importante, e que vem crescendo ano a ano no varejo.
Tenho certeza que seus concorrentes estão fazendo e pensando em algo… Vai deixar seus clientes de mão beijada pra eles?