Aposto que você já viu a Lu do Magalu em algum lugar da internet. Durante um bom tempo, ela foi a pioneira como única influenciadora virtual 3D no Brasil. Ela inaugurou o que é, hoje, um mercado aquecido de humanização e personificação das marcas, além de serem um grande case de sucesso com a monetização da Lu, que já fez parcerias com diversas marcas como Samsung, Adidas e etc.
Atualmente, existem diversos influenciadores virtuais vinculados a grandes marcas como o CB das Casas Bahia, que veio com a proposta de humanização e modernização do Baianinho, que era como um mascote da marca há anos. Ele é utilizado para publis, parcerias com marcas e até como embaixador em programas patrocinados, como aconteceu recentemente no reality Corrida das Blogueiras.
Também temos a Su da Rede Super Compras, que foi a primeira influenciadora virtual exclusiva do setor supermercadista lançada em 2022 e orgulhosamente assinada pela HeleVarejo em parceria com o artista Yuri Zababury.
Mas como esses influenciadores agregam valor as marcas e podem ser utilizados na prática?
Se a gente parar e pensar um pouco, o primeiro benefício claro é que eles não compartilham das mesmas limitações dos influenciadores humanos.
Eles podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, a qualquer horário ou local do mundo. Também preenchem um quesito muito importante e muito buscado pelo pelas marcas, que é a humanização. Pessoas se conectam com pessoas, mesmo que seja no digital. Por isso, há um grande aumento de embaixadores e influenciadores associados as marcas. Eles, além de cumprir esse quesito, são exclusivos para sempre.
Uma das formas de utilização é como rosto principal da marca. Estando presente nas campanhas, redes sociais e até em mídias ooh. Para além dela, eles são ferramentas importantes de parceria com outras empresas, criando uma gama de possibilidades.
Além disso, eles também podem ser uma fonte de receita, quando utilizados como canal e influenciadores para outras marcas. Que marca não desejaria ter a Lu vestindo suas roupas, o CB testando seus aparelhos ou a Su usando seus produtos.
Agora, vale a pena investir em um influenciador virtual para sua marca hoje? Depende muito do momento em que ela se encontra e seus objetivos estratégicos e de comunicação.
Existem muitas marcas grandes e de sucesso que não tem, já outras investem e muito nos seus influenciadores digitais. Caso a utilização e os benefícios façam sentido para você hoje, é um investimento que se provou relevante e rentável em muitos cases.
Agora conta pra gente qual é o seu influenciador virtual favorito?